24.1.18

A mamã foi à escola

O Jardim de Infância da Maria Victória fica na nossa área de residência, a uns 300 metros de casa. No entanto, ela até tem transporte para a escola que passa à porta de nossa casa. E vem sempre almoçar a casa, também no transporte. Um luxo, não acham? Pois é, vantagens de se viver em Trás-os-Montes e na periferia da cidade de Vila Real.
É que apesar de o JI mais parecer uma creche muito familiar e acolhedora, há um esforço da comunidade escolar, e até da comunidade em geral, para que todos participem na educação destes meninos.
Desde o início que os pais são convidados a ir à escola fazer qualquer coisa com as crianças. Eu sou professora de Inglês, logo não seria difícil de arranjar uma actividade para eles. Fui adiando, adiando... Estava um pouco hesitante porque sempre que pensava em alguma coisa, logo me ocorria que eles ainda não sabiam ler. Fui treinada para ensinar Inglês a meninos adolescentes e não é fácil lidar com crianças tão pequenas. A Maria Victória conhece imensas músicas em Inglês e tem um vocabulário bem razoável... mas eu já a expus à língua desde que nasceu. Aprendeu tudo sozinha. Mas chegar a uma sala com uma actividade nesta língua, que provavelmente nunca ouviram com atenção, é desafiante.
Hoje foi o dia. Escolhi levar uma
música porque os miúdos adoram cantar, é fácil de memorizar e ainda podem cantá-la na festa de final de ano. Levei o meu iPad e pus a tocar a música "Are you sleeping, are you sleeping, brother John?" Adoro esta versão do Dave and Ava porque tem umas imagens lindíssimas, não acham?
Apesar da Maria Victória já conhecer a música há imenso tempo até se portou muito bem, não se exibiu e deixou os meninos cantar ao seu ritmo. De facto, as crianças são mesmo surpreendentes. Nenhum dos meninos tinha sido exposto à língua inglesa, nunca tinham ouvido a música, mas rapidamente a aprenderam. Uns melhor do que os outros, mas todos cantaram. Uns fizeram de galo, outros de John dorminhoco, outros andavam com uns sininhos improvisados. Foi tão bom, tão bom que tive que arranjar outra música. Escolhi a Johny Johny Yes Papa e foi igualmente um sucesso. São músicas curtas, muito repetitivas e fáceis de decorar. Eles adoraram, fizeram a dramatização e ficou muito bem. De notar que fiquei lá menos de 1 hora e alguns aprenderam as 2 músicas.
Caso me permitam, espero poder ir lá mais vezes e trazer alguma novidade àqueles meninos. Alguns vêm claramente de famílias mais desfavorecidas e ainda me dá mais vontade de lá voltar. Acho que o ensino do Inglês (ou de outra língua estrangeira, na verdade) devia ser iniciado o mais cedo possível. Nestas idades, as crianças são esponjinhas e absorvem tudo o que lhes dermos (o bom e o mau, claro) e é agora que têm que ser expostas às línguas. Devia ser o nosso Ministério da Educação a ter essa preocupação e a ter noção da oportunidade que se está a perder ao não explorarmos mais as potencialidades das nossas crianças. Não é pô-los a falar já Inglês ou dar-lhes mais que fazer, mas simplesmente sensibilizá-los para as línguas estrangeiras. E não se preocupem porque uma criança até aos 6 anos consegue aprender 6 línguas em
simultâneo. Fantástico, não é? Depois, é muito mais difícil e faz todo o sentido a expressão "Burro velho não aprende línguas".

Sem comentários:

Enviar um comentário