27.5.17

Mudar de casa

Mudámos de casa há 3 semanas. De lá para cá tem sido uma loucura.
Já mudei muuuuitas vezes de casa. A maior parte delas quando andava na faculdade. Era apenas eu e meia dúzia de coisas. 8 anos, 1 criança, 2 gatos e 3 andares de uma casa cheia de tralhas é outro nível.
Foram dias a transportar coisas de lá para cá e, no dia D, uma empresa de mudanças foi tratar do mais pesado, com ajuda de uma grua. Os gatos esconderam-se durante todo o processo. A criança estava entusiasmada, mas notava-se a estranheza de ver os espaços a ficar vazios. Ao fim do dia, a tarefa terrível de levar os gatinhos para a nova morada. Nesse momento, reparei que me tinham empacotado também a caixinha transportadora e já tinha ido no camião. Só me restava uma que me tinham emprestado para levar os dois gatos e eles recusavam-se a estar no mesmo espaço. Uma foi na caixinha e o outro foi ao colo e solto no carro. Entre arranhadelas e uma fuga, chegaram a salvo à nova casa. Como ainda havia muita confusão e gente estranha na casa, eles ficaram num espaço sozinhos até estarmos só nós. Tinham água e comida, mas ficaram escondidos de tão assustados que estavam.
À noite, a minha filha pediu-me para ir para casa. Expliquei que esta era agora a nossa casa, mas nos dias seguintes ainda se mantinha tudo muito confuso. Se, até este dia, a preocupação era enfiar tudo o que era possível em caixas e sacos... agora, a preocupação era desfazermo-nos dessas mesmas caixas e sacos. Parecia que nunca mais acabavam. Os armários enormes começavam a ficar cheios, mas o chão dos quartos continuava apinhado. Eu arrumava e arrumava e não se via serviço nenhum.
Antes da mudança aproveitei para dar imensa roupa, sapatos, televisões... Durante as arrumações, foram mais 3 sacos. Acredito que nos próximos tempos consiga livrar-me de mais coisas. É um excelente exercício de desapego.
Os gatos, para minha surpresa, adaptaram-se muito bem. Refugiavam-se nos quartos onde tínhamos as nossas coisas e o nosso cheiro e, aos poucos, lá começaram a explorar a casa. Acho que já se sentem bem aqui.
A filhota agora gosta tanto da casa nova que nunca quer sair daqui. Tem sido um castigo... Tem espaço, tem jardim onde pode correr descalça, pode ser mais livre. Tem sido óptimo. E desde que aqui chegou que tem dormido toda a noite. Sim, ao fim de 3 anos consigo dormir uma noite inteira.
Eu tinha muitas, muitas reservas. Sair do centro da cidade e regressar a uma aldeia ao fim de tantos anos parecia assustador. Ir habitar uma casa com mais de 200 anos era esquisito. Não me conseguia esquecer de todas as pessoas que já teriam aqui vivido. Também para mim tem sido uma agradável surpresa. Sinto-me mesmo bem aqui. Tenho vizinhos porreiros e fomos muito bem acolhidos. Já me ofereceram ovos, cerejas, alfaces... E estou a literalmente 5 minutos do centro da cidade.
Espero que consigamos ser felizes aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário