18.8.16

O desfralde

Estes dias quentes de verão têm sido óptimos para a Maria Victória largar a fralda. Já no verão passado lhe tínhamos apresentado o bacio e ia lá sempre que lhe pedíamos. Não o fazia espontaneamente porque definitivamente não era a altura certa. 

Quando é a altura certa para largar a fralda?
A altura certa é quando eles decidirem. Nada de comparar com o amiguinho ou com o irmão porque cada criança é única e tem o seu tempo específico. Crianças saudáveis não estão física nem emocionalmente preparadas para usar o bacio antes dos 18 meses. Os meninos costumam estar prontos uns meses mais tarde do que as meninas. A maioria dos pais inicia o desfralde entre os 2 e os 3 anos.

Quando, no ano passado, lhe mostrámos o bacio foi mais para ela saber o que era. Quando fez 1 ano, ofereceram-nos o bacio evolutivo da Imaginarium e fiz questão de o retirar da caixa para que ela pudesse interagir com ele. E se interagia... Adorava brincar com o bacio, sobretudo enfiar-se dentro dele. 

Para falar a verdade, durante algum tempo, ela preferia aqueles bacios normais, mais leves e mais baratos. São muito mais ergonómicos e fáceis de manusear. Por outro lado, nesta fase em que o uso é mais frequente, sem dúvida que o bacio da Imaginarium é uma vantagem. A estrutura é super estável e não é com facilidade que tomba, evitando acidentes. Depois, tem uma semelhança enorme com uma sanita (ou, como ela diz, o bacio da mamã, já que me acompanha para todo lado) e ela adora abrir a tampinha e baixar quando termina. Ainda não usei a segunda fase deste bacio porque quero que ela domine esta primeira fase em pleno. Mas adora sentir-se grande e fazer xixi na sanita dos adultos. 


Nestas duas semanas que passámos em casa da minha mãe, andou quase o tempo todo sem fralda e de vestidos largos e com umas Crocs. E tinha o bacio sempre acessível. Em primeiro lugar, não queria que tivesse qualquer tipo de obstáculo. Fazia xixi sempre que queria e não era complicado aceder ao bacio. Os vestidos largos facilitavam também na hora de se baixar. As crocs eram fantásticas quando havia acidentes, pois é só passar por água. O tipo de acidentes que nos aconteceu foi ela fazer xixi durante a refeição. Também não houve grande problema, pois a cadeira é de plástico e é fácil de limpar. Depois, ela também queria ser ela a limpar o bacio e lavar (água é com ela). No trajecto, havia sempre xixi pelo chão. Queria ajudar e acabava sempre por complicar mais um pouco. Já comecei a andar de carro com ela sem fralda. É um risco, mas acho que ela já aguenta pequenas distâncias. Duvido que o pai aceite isto no carro dele, pois a possibilidade de uma acidente é assustadora para ele. 

Como iniciar o desfralde? 
  1. Cada um terá o seu método, mas explicar à criança que aquele é o bacio dele, só dele, usar bacios divertidos, deixar experimentá-lo ainda com fralda e depois já sem fralda. Esta fase não deve ser stressante nem para a criança, nem para os pais. Haja paciência, pois não convém irritar a criança para que não receie usar o bacio. Se saírem, levem um redutor para que também na rua possam evitar a fralda. 
  2. Tal como eu fiz, é de aproveitar quando estão em casa para andarem à vontade e sem roupa. O verão é uma janela de oportunidade óptima, pois não há riscos de apanharem frio.
  3. Premiar a criança sempre que usa o bacio. No nosso caso, não há cá presentes para ninguém. Nós batemos palminhas e ficamos muito felizes e ela sente-se suuuuper bem. O objectivo é que eles se sintam motivados a regressar ao bacio. A Maria Victória até já chegou a fazer cocó no bacio, o que para nós foi uma vitória enorme, dado que é muito obstipada. É preciso ter muito cuidado quando eles se esquecem de usar o bacio e não estragar todo o trabalho que já foi feito. Pode ser muito frustrante para os pais terem que limpar tudo e dar banho à criança, mas não descarreguem nela. As palavras de encorajamento devem estar sempre lá, quer faça bem ou mal.
  4. A escola deve acompanhar esta fase. Com a Maria Victória não anda na creche, não sei como fazem, mas acredito que tenham bastante atenção a esta fase. Todas as creches que visitei tinham equipamentos adequados ao tamanho deles. E acho que deve ser um estímulo enorme verem os mais crescidinhos a ir à casa de banho e eles, certamente, vão querer imitá-los.
  5. Para os rapazinhos, o papel do pai ou de uma figura masculina é muito importante. Eles vão querer fazer pelo exemplo e a questão das recompensas pode ser interessante quando eles acertam no sítio. 
  6. Reduzir os líquidos à noite, antecipando já o desfralde nocturno. Para mim, vai ser um problema grande porque a Maria Victória adora o seu leitinho antes de dormir e durante a noite, também.
  7. Ler histórias à volta do tema bacio, fraldas, etc. Por acaso, temos aqui um livro que aborda o tema e já encontrei uma música em inglês, com pandas. Eles vão adorar!



Sem comentários:

Enviar um comentário