25.7.16

Toalhitas: sim ou não?

Tinha a Mia uns 6 meses e um amigo do meu marido veio visitar-nos. Estava encantado com a bebé porque ele tinha uma menina de 2 ou 3 anos e ficou logo cheio de saudades. A detarminada altura, eu ia mudar-lhe a fralda e ele perguntou-me se podia fazê-lo. Disse que sim. Coloquei-lhe as fraldas e as toalhitas ao lado, mas ele não as usou. Aliás, disse-me que nunca o tinha feito e que tinham sido as recomendações na Maternidade Júlio Dinis, no Porto. Eu fiquei chocada! Para além de nunca ter ouvido tal coisa, ainda mais me surpreendeu ter sido indicação numa maternidade de referência. Pus-me a investigar e, de facto, não há mal nenhum em não limpar com absolutamente nada uma fralda de xixi. O xixi só é mais agressivo quando misturado com o cocó. Apenas xixi é maioritariamente água, logo é inóquo para a pele do bebé. Pelo contrário, a toalhita pode causar mais problemas do que o xixi, pois tem mais porcarias.
Na altura, resolvi partilhar com as mães que nos seguem no Facebook. As reacções foram muito variadas. Entre chamar porcas às mães que não usam toalhitas e as mães que confirmavam que realmente nunca tinham usado toalhitas para o xixi.
Depois daquela experiência com o nosso amigo não aconteceu nada à minha filha, nem assaduras, nem pele irritada, nem mau cheiro. Nada. Aconteceu o que sempre tinha acontecido com o uso de toalhitas: a pele estava impecável. Desde então deixei de ficar tão em pânico com a falta de toalhitas. Com cocó, lavo sempre o rabinho, com xixi limpo se tiver toalhitas à mão (e tenho quase sempre porque mantenho o hábito). A mudança maior deu-se na mudança de fraldas à noite. A minha filha sempre bebeu muito leite durante a noite e ainda hoje com 27 meses bebe. Como é óbvio, isso reflecte-se nas fraldas. Pelo menos uma vez durante a madrugada tenho que lhe mudar a fralda. Como não quero que acorde, faço-o às escuras (já tirei o doutoramento em fraldas!) e não uso toalhitas. Faço de tudo para lhe minimizar o desconforto. De manhã, lavamos tudo. Posso garantir-vos que não há assaduras e os bebés podem perfeitamente sobreviver sem toalhitas. Quando eu era bebé também não havia.
Como em tudo, compete aos pais decidirem o que é melhor para os seus bebés. Há quem prefira compressas com água lavante, outras preferem algodão... Só pretendo informar que se não usarem toalhitas não estão a negligenciar os vossos filhos nem estão a ser porcas.


Sem comentários:

Enviar um comentário