28.4.16

Snacks saudáveis

Gosto de comida crocante. Não preciso que tenha um sabor especial, basta que faça barulho e que crie alguma resistência à mastigação. Habitualmente, só me ocorre comer batatas fritas, cereais de pequeno-almoço, pipocas... Não são as melhores opções nutritivas, como é óbvio, e esta necessidade pode ser viciante. O que eu gosto mesmo é de me sentar com uma taça generosa ao lado e ir comendo devagar e ver qualquer coisa na TV. Logo aqui dois grandes erros: ingerir comida muito pouco saudável e estar sentadinha.

As minhas alternativas saudáveis são: 

- Frutos secos - E aqui é preciso ter cuidado para não comer a mais. É importante comermos frutos secos todos os dias, mas em equilíbrio. Uma mão fechada por dia é mais do que suficiente.
Benefícios: gorduras não saturadas, vitaminas do complexo B, cálcio e fibras. 
Calorias: 500 por 100 gramas


- Dióspiro-maçã - Não sou muito fã de fruta. Aquilo que toda a gente aprecia na fruta é o que me afasta dela. É facto de ser um alimento sumarento e fresco. Por isso, vou sempre à procura de diospiros de roer. São duros e não têm sumo. É preciso ter cuidado, porém, com a quantidade de açúcar (frutose) que contém.
Benefícios: Vitaminas A,B e C, pele, dentes e ossos saudáveis e anti-oxidante.
Calorias: 120 por 100 gramas



- Cenouras - Ontem estive tentada a levar um pacote de batatas fritas para a cama. Descasquei uma cenoura e consegui esquecer as batatas fritas. 
Benefícios: vitamina A, pele saudável, previne o cancro e é anti-envelhecimento.
Calorias: 34 por 100 gramas



A grande vantagem destas alternativas saudáveis é que, para além de impedirem que comamos porcaria, são bastante saciantes e ainda trazem todos estes benefícios nutricionais.

Sem comentários:

Enviar um comentário