21.4.16

Sal iodado

Na última consulta da Maria Victória com a pediatra, foi-nos recomendado o uso de sal iodado na confecção das refeições. Confesso que nunca tinha reparado na existência desse sal, nem conhecia. Pode comprar-se em qualquer supermercado. Eu comprei no Continente. Não é para aumentar o consumo de sal, mas é para usar este em vez de qualquer um dos outros. Ou seja, este é um sal ao qual são adicionados outros saia componentes do iodo.

O iodo pode encontrar-se no mar ou em alimentos que tenham estado no mar, como algum peixe, mariscos ou vegetais marinhos. Quem vive no interior, como nós, pode não ter um consumo desejado de iodo, daí este sal ser mais uma boa alternativa. 

Recomenda-se que crianças até aos 7 anos consumam 0,09mg de iodo; entre 7 e 12 anos uma quantidade equivalente a 0,12mg e maiores de 12 anos 0,15mg de iodo por dia. Em grávidas ou lactantes, essa necessidade aumenta para 0,2mg por dia.


A falta de iodo pode provocar bócio, mas os benefícios do seu consumo incluem a redução no número de abortos e nascimentos prematuros. Ajuda na redução da ocorrência de cretinismo no útero. Uma criança com cretinismo pode ter problemas com os movimentos do corpo fala, audição e outros. O iodo também ajuda na regulação do metabolismo e a controlar o peso e os sintomas do síndrome do intestino irritável. 

Só há vantagens em substituir o sal normal que todos consumimos pelo sal iodado. 



Sem comentários:

Enviar um comentário