11.4.16

Do you speak English? Maria Victória does! :)

Na semana passada a Maria Victória começou a dizer as suas primeiras palavras em Inglês. Não sei se é tarde, se é cedo, na verdade isso não me preocupa muito. Não tenho nenhuma referência, nem tenjo com quem compará-la, já que não anda na creche. Sempre supus que a minha filha falasse Inglês cedo, não fosse eu profesora de Inglês e falasse Inglês o dia todo. O problema é que só falo Inglês quando ela já não está em casa, logo não é exposta a esta língua tanto quanto eu desejaria.

Há umas 3 semanas, enquanto procurava vídeos engraçados no YouTube para a Maria Victória ver, encontrei os vídeos da Little Baby Bum e ela simplesmente adora. São vídeos com músicas infantis inglesas e americanas e ensinam palavras, números, cores, formas, actividades, nomes de animais, etc... Tudo muito colorido, com animaizinhos bonitos e repetitivo o suficiente para me adormecer. Ela, pelo contrário, fica cheia de atenção! Ora, essas repetições entram na cabeça dela e já estão a dar frutos. Sem que eu lhe perguntasse nada, ela já sabe dizer "Bus" por causa da música "The wheels of the bus go round and round",  "Monkey" por causa da música "4 little monkeys"... e alguns números.

Ela já sabe alguns números há muito tempo, especialmente o 2 (deve ser porque está quase a fazer dois anos!) e este domingo interrompeu o almoço para começar a contar 1,2,3,4,5,6,7,8,9,10. Nunca o tinha feito antes, apenas identificava os números um a um, aleatoriamente, e contava do 3 ao 6, do 2 ao 5, mas do 1 ao 10 foi a primeira vez. Na semana passada, enquanto me mostrava os números 2 e 3, insistia que o 3 era o fi. E eu, parva, corrigia para 3. E ela insistia no fi. Até que tive uma epifania e percebi que ela estava a dizer three. Dois dias depois soltou o fai, five. E já lá vão dois números em inglês. Também diz baby e bye bye há muito tempo e quando precisa de comunicar com quem não fala português, lá solta o bye bye. O objectivo é mesmo esse, é ela conseguir comunicar com os nossos amigos que não falam português.

Enquanto estudava línguas na faculdade, lembro-me de ter aprendido que uma criança até 6 anos tem a capacidade de aprender até 6 línguas em simultâneo. São verdadeiras esponjinhas absorventes! A nossa função é expô-los a estas situações de aprendizagem e deixá-los aprender. Sem pressões, sem urgências. A minha filha ainda não fez 2 anos e só concebo ensinar-lhe Inglês em contexto de brincadeira, um bocadinho por dia. Ela adora estes vídeos, mas fica um bocado hipnotizada e não sei até que ponto lhe faz muito bem. Por isso, só vê isto em alturas em que preciso mesmo que esteja mesmo quieta (tipo mudar a fralda ou terminar a sopa. Sim, admito, recorro a estas tecnologias para a sossegar...). Incomoda-me um bocado a ideia de haver pais que projectam nos seus filhos as suas ambições. Foram maus alunos, mas querem que os filhos sejam os melhores. Não lêem um livro, mas querem que os filhos gostem de estudar... Cada um tem o seu ritmo, tem as suas preferências, as suas vontades e motivações. Há que respeitar isso também nos nossos filhinhos pequeninos. Ver a minha filha dizer palavrinhas novas emociona-me como nunca imaginei, mas que seja quando ela quer.

See you soon!



Sem comentários:

Enviar um comentário