25.3.14

Curso de preparação para o parto #2

Pois é, mais de um mês depois da primeira aula do curso de preparação para o parto, regressei. Eu até já tinha decidido retomar as aulas, mas o cansaço não me tinha permitido. Depois de 8 horas de trabalho ao computador, a última coisa que me apetecia era ir para as aulas ao fim do dia. Só pensava em ir para a cama.

Na semana passada, a enfermeira ligou-me a perguntar da minha ausência, que não devia estar a ocupar uma vaga que podia estar a ser usada por outra pessoa. Senti-me super culpada, mas não acho que houvesse alguem à espera de entrar. De qualquer forma, o telefonema deu-me ânimo para regressar e ainda bem que o fiz.

Então, assim que cheguei (já atrasada, claro!), encontrei toda a gente à volta de uma cadeira. Lá, estava um moça que já tinha tido o seu bebé, entretanto. A mãe estava óptima, a bebé também. O parto tinha sido há 5 dias e ela estava na maior. Nunca imaginei que pudesse ser possível. Não foi cortada, só teve uma pequena laceração e levou 3 pontos. Estava lá a esclarecer algumas dúvidas sobre a amamentação. Aprendi que depois de mamar, deve limpar-se a boquinha dos bebés, assim como a língua e as gengivas com uma compressa húmida.

Depois, fomos para a nossa aula e a enfermeira falou-nos da massagem perineal e mostrou-nos este vídeo:


Esta massagem é importante pois prepara o períneo durante a gravidez, a fim de evitar episiotomia ou laceração no parto. É um método relativamente fácil e tranquilo e pode ser feito em casa pela própria grávida. O recomendável é iniciar com 34 semanas e fazer até o fim da gestação. Antes disso não. Se por acaso já passou das 34 semanas, pode começar já pois ainda pode ser muito útil. Esta massagem tem como objectivo alongar o tecido do períneo e torná-lo mais elástico para a passagem do bebé. Isso vai evitar a episiotomia ou alguma laceração natural. É possível o parto normal sem laceração do períneo. Para além disto, vai permitir-lhe conhecer melhor o seu corpo, adquirir uma maior consciência corporal e controlar essa musculatura durante o período expulsivo. Ou seja, esta é efectivamente uma preparação para a experiência do parto. A massagem deve ser feita a partir das 34 semanas, todos os dias, por 10 minutos.

Depois, fomos para os colchões fazer básculas da bacia. As básculas permitem que a mulher tome consciência da sua bacia, ajuda no período expulsivo ao tonificar os músculos abdominais, ajuda no posicionamento correcto do bebé ao orientá-lo para se encaixar no lugar correcto. Já todas faziam estes movimentos muito bem, mas também não achei nada estranho, dado que já fazia isto nas minhas aulas de Yoga e Pilates. Este vídeo pode ajudar a entender melhor:




Ainda deitadas nos colchões, fizemos uns exercícios de Esquemas de Erros, ou seja, aquilo que é comum fazer-se nos partos e está errado. Basicamente, pretende-se que aprendamos a fazer força em certa parte do corpo, mas mantendo o resto do corpo relaxado. Gastamos energia desnecessariamente, logo é um erro. O ideal é estarmos com o corpo todo relaxado.


Na próxima aula, vamos fazer uma visita ao hospital. Estou ansiosíssima!

Sem comentários:

Enviar um comentário