25.3.14

33 semanas

Chegámos às 33 semanas no Domingo, mas ainda não tive força de vontade para escrever sobre isso. Sinto-me cansada, sem energia para nada. Venho trabalhar porque tem mesmo que ser, mas não tenho vontade nenhuma. Falo apenas o que tenho que fazer e só me apetece dormir. Sinto também uma certa depressão. Não é contínua, mas tenho momentos mais em baixo. Bom, é assim que anda a mãe. Vamos ver como anda a minha riqueza...

A cabeça do bebé ainda é relativamente flexível, e os ossos não se fundiram completamente. Uma das razões para isso é facilitar a passagem pelo canal do parto. Mas os ossos do restante do corpo estão a ficar cada vez mais rígidos. A pele do bebé também perde o aspecto avermelhado e enrugado.

Se for o primeiro filho, há mais chances de o bebé encaixar a cabeça na pelve esta semana, pressionando o seu colo do útero. Para quem já teve outro filho, a previsão é que o encaixe aconteça uma semana antes do parto ou, até mesmo, só no parto.

Noto que as minhas mãos estão um pouco inchadas. Os anéis já não ficam tão bem como antes. A retenção de líquidos costuma piorar nos dias quentes. Beber bastante água ajuda a amenizar o inchaço, ajuda os rins e o bebé. Se o inchaço vier muito de repente, porém, nas mãos ou no rosto, deve procurar o médico pois pode ser um sinal de pré-eclâmpsia e tem consequências bastante graves. É normal, também, as mãos doerem de manhã e sentir um formigueiro à noite. Os tecidos do pulso incham e pressionam os nervos, o que pode causar este desconforto.

Outro sintoma inesperado é a comichão, mas é normal. No entanto, se a comichão for muito forte, sobretudo nos pés e mãos, vá ao médico pois pode ser um problema mais sério, a colestase obstétrica.

Vejam ese vídeo explicativo das 33 semanas. Está giro.



Sem comentários:

Enviar um comentário