24.2.14

Leituras #1

Já várias seguidoras do blogue e da página me tinham sugerido ler estes dois livros. Já tinha tentado ler outros livros, mas eram demasiado técnicos, demasiado científicos. Ora, eu não sou médica (embora me arme em médica muitas vezes, devido à minha hipocondria), e há coisas que eu não preciso mesmo de saber. O que eu quero saber é como entender algumas situações, como poder resolvê-las, o que as pessoas sentiram...



Comprei os livros no Sábado e comecei logo a folheá-los. O 'Socorro! Sou mãe...',  da Ria Ferro Alvim, parecia que tinha sido escrito para mim. Só é pena não haver nada semelhante para grávidas. É que eu já ando a gritar por socorro agora e a criança ainda não nasceu. Não tivesse eu tido um fim-de-semana mais ocupado, acho que já tinha lido o livro de fio a pavio. Já fiz anotações e sublinhei uma série de dicas importantíssimas. É uma verdadeira enciclopédia para mães de primeira viagem, com uma linguagem muito acessível e tudo muito bem fundamentado, para pessoas que precisam de perceber os porquês, como eu. O comentário das mamãs mais comum que ouvi sobre este livro foi que adorariam ter lido este livro antes dos seus bebés nascerem. Pronto, é isso que estou a fazer.

Precisamente, quem escreveu o prefácio do 'Socorro! Sou mãe...' foi o Pediatra Mário Cordeiro, o autor d'O Grande Livro do Bebé. Confesso que ainda não li muito porque não tive tempo. O que achei mais espectacular neste livro é a forma como está organizado. O índice elenca logo uma série de questões que, mesmo a minha criança não tendo nascido, eu já tenho. Tudo sobre o banho, que é uma coisa que me assusta, a higiene, a amamentação e a alimentação e tudo o resto que pode acontecer durante o primeiro ano de vida do bebé. Se o livro da Rita é uma enciclopédia, este é a biblioteca toda. Acho, até, que merecia uma capa dura. O que me parece é que este livro poderá evitar chamadas desnecessárias para o pediatra e idas para a urgência. Ou não. Quando devemos ter mesmo motivos de preocupação. Tenho a impressão que este livro vai ser o meu melhor amigo.

O livro da Rita acompanha o primeiro mês de vida do bebé. Este deve ser o mês mais emocionante de todos e por emocionante quero dizer que deve ter mesmo TODAS as emoções. O livro do Dr. Mário Cordeiro orienta-nos durante o primeiro ano de vida do bebé. Posso tirar uma foto aos livros daqui a um ano e uns meses para ver em que estado estão. Pode ser que me lembre...

Boas leituras!



Sem comentários:

Enviar um comentário