20.2.14

Dica para combater a obstipação

Fiquei a conhecer uma nova dica para combater a obstipação. Nesta fase, experimento tudo, tal é o desespero.

Esta dica partiu do nutricionista que me acompanhava antes da gravidez. Desde então, não voltei lá e devia, claro. O nutricionista e a minha cunhada trabalham juntos no hospital e ela explicou-lhe o meu caso. Eu já estou fartinha de adiconar farelo à sopa e de estar sempre à procura de fontes de fibra. De vez em quando, como poderão acompanhar no facebook do Teste Posiitvo, eu vou adicionando umas sementes ao iogurte e à fruta, nomeadamente chia e linhaça douraça.





Pois, afinal comer as sementes inteiras, desta forma, não será o mais adquado para o meu intestino e até poderá agravar a obstipação. O que nutricionista sugeriu foi que adicionasse uma colher de chá de sementes de linhaça dourada a um copo de água e deixasse a repousar durante toda a noite. A água irá fazer libertar uma espécie de gel das sementes e é essa água que vamos beber logo de manhã.



Por acaso, eu até coloquei duas colheres de chá porque acho que preciso de uma dose maior. Tapei o copinho não fosse algum dos meus gatos ficar curioso com aquilo (sim, no outro dia apanhei-os a beber juntos o leite dos meus cereais). De manhã, coei a água para uma chávena e fiz alguma pressão com uma colher nas sementes que ficaram no coador, dado que aí havia uma maior concentração de gel. Depois, aqueci um pouco a água porque estou habituada a beber água morna de manhã.

O sabor não é muito agradável, mas também não é nada de extraordinário. Sabe mesmo a sementes, mas bebe-se de uma vez e está o serviço feito. Eu não faço ideia se isto vai resultar ou não, dado que hoje foi o primeiro dia. Depois também posso partilhar os meus resultados. Se alguma de vocês já está habituada a fazer isto, digam-me o que acham.

4 comentários:

  1. Resulta sim! Esse é um remedio caseiro, que a minha Mãe (totalmente naturista, já há largos anos) utiliza sempre que tem problemas de obstipação.
    Felizmente, eu não os tenho, nem na gravidez.. mas se tivesse não hesitava.... afinal tudo o que é natural só traz benefícios ao nosso organismo.
    Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Olá!

    Estou só de 9 semanas, mas também já sofro deste problema do intestino preguiçoso...

    Beberes essa água funcionou contigo? Experimentei há uns dias e comigo não funcionou, por isso acho que não volto a beber porque de facto não tem lá grande sabor.
    Achas que faz mais efeito comer as sementes depois de demolhadas ou com elas secas, misturando no iogurte ou nos cereais, por exemplo?

    Comigo costuma funcionar beber água quente de manhã.. mas às vezes não dá jeito fazer isso. Tens outros truques?

    Obrigada :)

    ResponderEliminar