13.2.14

Cabeça de grávida

Hoje vou falar de mais um sintoma que me tem estado a afectar e me deixou a pensar seriamente no assunto. Há, em inglês, uma expressão que define o que estou a passar - pregnancy brain. O que é isto, afinal?

Falo do esquecimento ou falta de memória, também chamado de momnesia (poderíamos traduzir por mãemnésia). Como é óbvio, a gravidez não altera o cérebro da mulher, mas eu acho que altera a cabeça, pois posso garantir que não me sinto tão atenta com antes. Eu posso confirmar.

De acordo com o que pude ler, não é a apenas gravidez que provoca isto, mas também tudo o que está à volta de dela, ou seja o cansaço, falta de sono, acumular isto tudo com o trabalho e família e o facto de o corpo estar a gerar um ser, consumindo muito mais energia.

A interferência directa da gravidez nesta nova forma de estar pode ter a ver com o facto de termos 15 a 40 vezes mais progesterona e estrogénio no nosso organismo e estas hormonas afectam os nossos neurónios. Também a oxitocina que provoca o parto e ajuda o corpo a produzir leite alteram os circuitos cerebrais.

O que eu noto ainda mais do que apenas falta de memória, é mesmo a desatenção. Às vezes, quando estou com os meus amigos, dou por mim a a afastar o olhar e a deixar de ouvir o que estão a falar. Acho que isto tem a ver com uma nova gestão de prioridades, mais do que um problema de neurónios. Ando tão, mas tão focada na minha gravidez que o resto já não importa.

Ainda no outro dia encontrei uma mãe com um carrinho no shopping. Comecei a falar com ela por causa do bebé e mal olhei para ela. Estava focada no bebé. Conversámos algum tempo, falei da minha gravidez e fui notando que ela me fazia perguntas mais pessoais. Quando ela fui embora, perguntei à minha amiga se a conhecia. Sim, ela conhecia e eu também. Simplesmente não lhe prestei qualquer atenção e depois fiquei a sentir-me absolutamente culpada.

No trabalho, que exige muita atenção e rigor, ainda não notei muitas interferência porque tenho que anotar tudo e o sistema que uso dá-me notificações do que tenho que fazer. Mas já me esqueci de fazer umas coisas e agora tenho uma excelente desculpa para justificar o esquecimento.













Sem comentários:

Enviar um comentário