3.12.13

A vontade de ter netos

As avós da minha bebé andam excitadíssimas com a chegada da primeira neta, de ambos os lados. Primeira neta, primeira bisneta, primeira sobrinha. É a primeira, e pronto.

Já andavam meio desesperadas com a possibilidade de não virem a ter netos. Pelo menos os meus pais, dado que sou filha única. Eu e o meu marido já estamos casados há mais de 4 anos, não nos apetecia ter filhos e evitávamos o assunto. Somos daqueles que até gostamos de crianças, mas pelas mãos dos outros. Quando vamos jantar fora, não gostamos nada de berreiros e gritarias, etc, etc. Posto isto, andávamos a adiar a decisão de sermos pais. Era uma certeza que tínhamos, mas se pudéssemos adiar mais um bocadinho...

Quando ficámos grávidos, foi a alegria do povo. Confesso que a minha mãe, por ser minha mãe, estava mais aflita com a minha reacção à gravidez do que feliz por ser avó. Eu tinha tanto medo que algo corresse mal, que não me permiti ficar feliz, nem permiti aos outros. Assim que a fase crítica passou, foi a loucura total.

Sobretudo as avós andam numa correria desenfreada a comprar tudo e mais alguma coisa. Tem que se lhes pôr um travão. É calcinhas e camisolinhas e mantinhas e gorrinhos e babygrowzinhos e vestidinhos e pantufinhas e sei lá mais o quê. Uma delas nem me dá as coisas. Fica com elas lá em casa, nem percebo porquê. Deve pôr-se a olhar para aquilo quando está mais aborrecida.

Entendo a excitação delas, mas não deixo de achar que é muito prematuro. Eu estou grávida de 4 meses. Ainda falta mais de metade do tempo. Fico feliz que andem entusiasmadas, poupam-me imenso trabalho e dinheiro. Só receio o dia em que comprem qualquer coisa que eu não goste. Não vou consegui dizer que é bonito e tenho a certeza que vou partir um coração. Espero que esse dia nunca chegue. Elas têm bom gosto, é o que vale!

4 comentários:

  1. ola , comecei a seguir o seu blog há alguns dias e estou a adorar ler o que escreve, e identifico-me tanto com o que escreve que as vezes parece que me estou a ouvir. há três anos atras por esta altura estava gravida do meu primeiro filho e por coincidência com a mesma idade que tem e os medos e as duvidas eram tao parecidos com os seus, mas acredite com o tempo eles vão passar e são legítimos. desejo-lhe o melhor nesta fase e vou continuar a acompanha-la sempre que puder.

    ResponderEliminar
  2. Muito obrigada pelo seu comentário. Nem imagina a falta que me faz poder ler as suas palavras. Às vezes, até parece que me estou numa ilha sozinha de tão isolada que me sinto. É óptimo perceber que mesmo as sensações mais estranhas também já foram sentidas por outras pessoas.
    Muito obrigada.

    ResponderEliminar
  3. Acredite que os seus medos ja foram vividos antes por outras mulheres algumas como eu admitem-no outras nem por isso, eu sempre sonhei ter filhos, o dia do meu teste positivo , foi um misto de sencacoes, ao mesmo tempo, que fiquei euforica, ao mesmo tempo bateu tambem m medo enorme do tioo o que fqco agora? Depois ao longo das semanas que iam passando apareciam certezas mas tambem incertezas, cada consulta era um sobressalto estava sempre a espera que alguma coisa nao estivesse bem, mas fekizmente estava, o medo do parto esse entao era um tormento, punha-me a imaginar tudo e mais alguma coisa, queia falar com alguem mas tinha medo que gozassem com os meus medos, pois desde que o mundo é mundo as mulheres tem filhos, e eu haveria de ter o meu, e tive nasceu de cesariana as quarenta semanas e so ai descancei quando olhei para ele vi que estava bem. Por isso digo-lhe: Tente descontrair ao maximo, goze cada momento dessa gravidez e aproveite que vai haver um momento em que vai te saudades de quando a sua filha estava dentro de si:-) com o nascimento comeca uma nova etapa e nao os medos nao se vao embora aparecem outros mas nao trocava o meu piolhito de 2 anos por nada deste mundo. Nascemos de novo quando nascem os nossos filhos e com eles vamos crescendo e aprendendo

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelo apoio, mariagabriel.
    Sabe bem sabermos que não estamos sozinhas. :)

    ResponderEliminar