19.9.13

Toxoplasmose e os gatos





Os meus gatos entraram na minha vida há, mais ou menos, 3 anos. Sempre tive animais em casa e, quando me casei, senti falta dessa companhia. Achei melhor termos gatos porque a adaptação à nossa casa e rotinas seria mais fácil.

Inicialmente, só estava previsto trazermos um gatinho, o da direita, o Joaquim. Era bonito, pêlo clarinho, olhos azuis. Lindo! Mas quando fomos conhecer a ninhada, estavam todos escolhidos menos a menina da esquerda, a Tonicha. Era a mais feiinha da ninhada, mais pequenina e assustada. O meu marido criou de imediato uma empatia com a bichinha (ainda não sabíamos o que era) e não conseguimos deixá-la lá, sem destino. Trouxemos os dois e foi a melhor coisa que fizemos.

Estes meninos são o centro da nossa vida. Abdicamos de muitas coisas, com prazer, por eles. São uma óptima companhia, e não me largam. Seguem-me para todo o lado. ADORO-OS!!

Agora que estou grávida, o raio da Toxoplasmose paira no ar...  Não sou imune. As pessoas assustam-me imenso e até a minha primeira médica me disse para tirar os gatos de casa. Fiquei chocada. Quanta falta de informação... A única certeza que tenho é que os gatinhos não vão sair daqui.

Factos:

- Apenas 1% dos gatinhos transmite a toxoplasmose e, para isso, eles precisam estar doentes e, principalmente, na fase de eliminação dos oocistos (“ovinhos” do toxoplasma).
- O gatinho contrai o toxoplasma quando come carne crua ou mal passada ou, ainda, se ele comer insetos, ratos, lagartixas que contenham cistos do protozoário. Ou seja, se os gatos não vão à rua (como os meus), muito dificilmente contraem toxoplasmose.
-  Geralmente, o gato que contraiu toxoplasmose, irá eliminar os oocistos apenas uma única vez e por apenas 15 dias durante toda a sua vida. Esta eliminação ocorre 10 dias após o gatinho ter sido infectado. Para que nos contaminemos com o toxoplasma, precisamos que as fezes do gato tenham contacto com a nossa boca.
- As fezes do gato infectado precisam ter contacto com a sua boca mais de 48 horas que o gato tenha defecado, caso contrário, os “ovinhos não germinam” e o ciclo não se completa.

A areia dos meus gatos é limpa diariamente. Isso não falha cá em casa. Logo acho que é quase impossível que eu contraia a toxoplasmose. Sou eu própria que limpo a areia dos meus gatos porque o meu marido não está em casa. Como é óbvio não vou chamar alguém cá a casa para limpar a areia dos gatinhos. Muito raramente estou em contacto com a areia (para isso é que há pás) e lavo as mãos após a limpeza. Como sempre fiz. Não é porque estou grávida que sou mais asseada.

Uma vez li uma coisa engraçada: A CULPA NÃO É DO GATO! Se o seu médico mandar livrar-se dos bichos, livre-se do médico.

Resumindo, os meus meninos não vão sair de casa e não vou deixar de lhes fazer festinhas. Há que haver cuidado com as limpezas, claro, mas nada mais.

1 comentário:

  1. Olá Mara! Veja o email que lhe enviei com a sua crónica, para me dizer se concorda:) beijinho

    ResponderEliminar